Esta pintura é Renascentista. Podemos observar a presença da estrutura inativa, o artista trabalha com uma linha vertical e na horizontal para dar ênfase à figura central.




Atividade 3

A atividade me chamou atenção pelo efeito que a alteração de posição pode causar ao desenho. Aqui nesta ilustração, utilizei a verticalidade, pois queria ilustrar o homem na posição que ele se apresenta na maior parte da vida, de pé. Essa composição representa o homem como um ser impetuoso e audacioso. Teríamos uma outra ideia se eu tivesse usado esses mesmos materiais na horizontal.
Essa gravura está na horizontal. A idea é representar o sol poente.
texto da
PROFESSORA ARQUITETA
SOLANGE IRENE SMOLAREK DIAS
BIBLIOGRAFIA : ARTE & PERCEPÇÃO VISUAL – RUDOLF ARNHEIM
VERTICAL E HORIZONTAL
A LINHA VISUALMENTE MAIS SIMPLES É A RETA. A LINHA RETA É UMA INVENÇÃO DO SENTIDO DA VISÃO HUMANA SOB O MANDATO DO PRINCÍPIO DA SIMPLICIDADE.
A DIFERENÇA FUNDAMENTAL ENTRE HORIZONTAL E VERTICAL É INTRODUZIDA PELA ATRAÇÃO GRAVITACIONAL. A ESTRUTURA VERTICAL – HORIZONTAL É INERENTE À COMPOSIÇÃO VISUAL, DA MESMA FORMA QUE O RITMO À MÚSICA.
MONDRIAN EM SUAS ÚLTIMAS PINTURAS REDUZIU SUA CONCEPÇÃO DE MUNDO À RELAÇÃO DINÂMICA ENTRE A VERTICAL COMO A DIMENSÃO DE ASPIRAÇÃO E A HORIZONTAL COMO A BASE ESTÁVEL.
As linhas foram traçadas aleatoriamente. Tentei apenas ilustrar os movimentos solitados no comando da atividade.
As linhas que aparecem no canto esquedo da folha evidenciam o acaso, são linhas despretenciosas, seguem movimentos com uma pequena inclinação a serem circulares.
Os traços retos demonstram velocidade, as linhas que forma triangulos expressam ordem, as linhas onduladas a leveza e por fim a força aparece no canto direito da folha no lado abaixo, são linhas expressivas que representam uma certa agressividade.
Semana 1
Embora, o comando da atividade pedisse para realizar um desenho de forma despreocupada, eu não me contive quando percebi que poderia fazer desenhos maravilhos apenas com pontos.
Dai, surgiu essa linda borboleta voando próximo a flor.
Ela está em movimento, se aguçando com o cheiro da flor antes de realmente parar sobre ela.