terça-feira, 12 de maio de 2009

Aula 16 - Estrutura

Aula 16 - Estrutura Atividade 2

Esta pintura é Renascentista. Podemos observar a presença da estrutura inativa, o artista trabalha com uma linha vertical e na horizontal para dar ênfase à figura central.


















Atvidade 3 b - Estrutura visível















Atividade 3 c - Estrutura Invisível

Aula 18 - Representação tridimesional

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Aula 19 - O gesto na representação gráfica








Atividade 2






Aula 14 - Repetição

















Aula 14 - Repetição Atividade 3 "B" e "C"

Aula 13 - Matéria e Forma



Atividade 3 A e C














Eu sou o Quadrado
Bonito demais
Tenho quatro lados
E todos iguais
E eu sou o Círculo
Sou igual à lua
Sou o mais bonito
Lá da minha rua
Eu sou o Triângulo
Tenho três biquinhos
De chapéu eu sirvo
Para os palhacinhos
Eu sou o Rectângulo
Cresci mais de um lado
Para fazer inveja
Ao senhor quadrado

















Aula 11 - Textura


Atividade 3













Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Textura é o aspecto de uma superficíe ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distinguí-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa macia, áspera ou ondulada. A Textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.

















Aula 8 - Orientações Espaciais


Atividade 3
Essa imagem traz os efeitos de nivelamento e aguçamento. O nivelamento está nas figuras humanas, até então comum em imagens, o aguçamento está na posição em que eles estão agrupados, um sobre o outro, eles estão subindo degraus de pianos.
NIVELAMENTO E AGUÇAMENTO

O NIVELAMENTO CARACTERIZA-SE POR ALGUNS ARTIFÍCIOS COMO UNIFICAÇÃO, REALCE DA SIMETRIA, REDUÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS , REPETIÇÃO, OMISSÃO DE DETALHES. O AGUÇAMENTO REALÇA AS DIFERENÇAS, INTENSIFICA A OBLIQÜIDADE.

PROFESSORA ARQUITETA
SOLANGE IRENE SMOLAREK DIAS

BIBLIOGRAFIA : ARTE & PERCEPÇÃO VISUAL – RUDOLF ARNHEIM


Aula 7 - A cor

Atividade 3
Para mim o mais complicada nesta atividade foi definir o que são cores feias e bonitas, dizer que as cores são fortes ou leves, tudo bem, sem problemas, mas feias e bonitas é um pouco difícil.
As duas atividades anexadas aqui, são de cores que eu tive que qualificar como feias e bonitas. A primeira representa o que eu chamo de feia, embora acredite que dentro de outro contexto ou com outra composição, podem adquirir outro adjetivo. A segunda gravura é o que eu considero cores belas.

Aula 6 - O plano




Atividade 6

A atividade me chamou atenção pelo efeito que a alteração de posição pode causar ao desenho. Aqui nesta ilustração, utilizei a verticalidade, pois queria ilustrar o homem na posição que ele se apresenta na maior parte da vida, de pé. Essa composição representa o homem como um ser impetuoso e audacioso. Teríamos uma outra ideia se eu tivesse usado esses mesmos materiais na horizontal.

Essa gravura está na horizontal. A idea é representar o sol poente.

texto da

PROFESSORA ARQUITETA
SOLANGE IRENE SMOLAREK DIAS

BIBLIOGRAFIA : ARTE & PERCEPÇÃO VISUAL – RUDOLF ARNHEIM

VERTICAL E HORIZONTAL

A LINHA VISUALMENTE MAIS SIMPLES É A RETA. A LINHA RETA É UMA INVENÇÃO DO SENTIDO DA VISÃO HUMANA SOB O MANDATO DO PRINCÍPIO DA SIMPLICIDADE.

A DIFERENÇA FUNDAMENTAL ENTRE HORIZONTAL E VERTICAL É INTRODUZIDA PELA ATRAÇÃO GRAVITACIONAL. A ESTRUTURA VERTICAL – HORIZONTAL É INERENTE À COMPOSIÇÃO VISUAL, DA MESMA FORMA QUE O RITMO À MÚSICA.

MONDRIAN EM SUAS ÚLTIMAS PINTURAS REDUZIU SUA CONCEPÇÃO DE MUNDO À RELAÇÃO DINÂMICA ENTRE A VERTICAL COMO A DIMENSÃO DE ASPIRAÇÃO E A HORIZONTAL COMO A BASE ESTÁVEL.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Aula 4 - O ponto atividade 3


As linhas foram traçadas aleatoriamente. Tentei apenas ilustrar os movimentos solitados no comando da atividade.

As linhas que aparecem no canto esquedo da folha evidenciam o acaso, são linhas despretenciosas, seguem movimentos com uma pequena inclinação a serem circulares.

Os traços retos demonstram velocidade, as linhas que forma triangulos expressam ordem, as linhas onduladas a leveza e por fim a força aparece no canto direito da folha no lado abaixo, são linhas expressivas que representam uma certa agressividade.

Aula 3 - O ponto

Semana 1

Aula 3 - Elementos Básicos da Linguagem Visual.

Atividade 3 (B)


Esta atividade deu um pouco mais de trabalho. Acho que me preocupei demais com os pontos, eu deveria ter sido mais espontânea, daria mais vida ao meu desenho. Mas eu me desculpo, estou em processo de evolução e a cada dia cresço um pouco mais.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Atividade 3 (A)



Embora, o comando da atividade pedisse para realizar um desenho de forma despreocupada, eu não me contive quando percebi que poderia fazer desenhos maravilhos apenas com pontos.

Dai, surgiu essa linda borboleta voando próximo a flor.

Ela está em movimento, se aguçando com o cheiro da flor antes de realmente parar sobre ela.


Semana 1 - Linguagem visual e linguagem verbal

Atividade 2
A princípio, quando vi a página em branco, fiquei angustiada, não sabia por onde começar, o que fazer e como fazer. Tentei liberar a imaginação e deixei o lápis correr solto pela folha. Dessa experiência surgiu esse desenho.