quarta-feira, 29 de abril de 2009

Aula 19 - O gesto na representação gráfica








Atividade 2






Aula 14 - Repetição

















Aula 14 - Repetição Atividade 3 "B" e "C"

Aula 13 - Matéria e Forma



Atividade 3 A e C














Eu sou o Quadrado
Bonito demais
Tenho quatro lados
E todos iguais
E eu sou o Círculo
Sou igual à lua
Sou o mais bonito
Lá da minha rua
Eu sou o Triângulo
Tenho três biquinhos
De chapéu eu sirvo
Para os palhacinhos
Eu sou o Rectângulo
Cresci mais de um lado
Para fazer inveja
Ao senhor quadrado

















Aula 11 - Textura


Atividade 3













Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Textura é o aspecto de uma superficíe ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distinguí-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa macia, áspera ou ondulada. A Textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.

















Aula 8 - Orientações Espaciais


Atividade 3
Essa imagem traz os efeitos de nivelamento e aguçamento. O nivelamento está nas figuras humanas, até então comum em imagens, o aguçamento está na posição em que eles estão agrupados, um sobre o outro, eles estão subindo degraus de pianos.
NIVELAMENTO E AGUÇAMENTO

O NIVELAMENTO CARACTERIZA-SE POR ALGUNS ARTIFÍCIOS COMO UNIFICAÇÃO, REALCE DA SIMETRIA, REDUÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS , REPETIÇÃO, OMISSÃO DE DETALHES. O AGUÇAMENTO REALÇA AS DIFERENÇAS, INTENSIFICA A OBLIQÜIDADE.

PROFESSORA ARQUITETA
SOLANGE IRENE SMOLAREK DIAS

BIBLIOGRAFIA : ARTE & PERCEPÇÃO VISUAL – RUDOLF ARNHEIM


Aula 7 - A cor

Atividade 3
Para mim o mais complicada nesta atividade foi definir o que são cores feias e bonitas, dizer que as cores são fortes ou leves, tudo bem, sem problemas, mas feias e bonitas é um pouco difícil.
As duas atividades anexadas aqui, são de cores que eu tive que qualificar como feias e bonitas. A primeira representa o que eu chamo de feia, embora acredite que dentro de outro contexto ou com outra composição, podem adquirir outro adjetivo. A segunda gravura é o que eu considero cores belas.

Aula 6 - O plano




Atividade 6

A atividade me chamou atenção pelo efeito que a alteração de posição pode causar ao desenho. Aqui nesta ilustração, utilizei a verticalidade, pois queria ilustrar o homem na posição que ele se apresenta na maior parte da vida, de pé. Essa composição representa o homem como um ser impetuoso e audacioso. Teríamos uma outra ideia se eu tivesse usado esses mesmos materiais na horizontal.

Essa gravura está na horizontal. A idea é representar o sol poente.

texto da

PROFESSORA ARQUITETA
SOLANGE IRENE SMOLAREK DIAS

BIBLIOGRAFIA : ARTE & PERCEPÇÃO VISUAL – RUDOLF ARNHEIM

VERTICAL E HORIZONTAL

A LINHA VISUALMENTE MAIS SIMPLES É A RETA. A LINHA RETA É UMA INVENÇÃO DO SENTIDO DA VISÃO HUMANA SOB O MANDATO DO PRINCÍPIO DA SIMPLICIDADE.

A DIFERENÇA FUNDAMENTAL ENTRE HORIZONTAL E VERTICAL É INTRODUZIDA PELA ATRAÇÃO GRAVITACIONAL. A ESTRUTURA VERTICAL – HORIZONTAL É INERENTE À COMPOSIÇÃO VISUAL, DA MESMA FORMA QUE O RITMO À MÚSICA.

MONDRIAN EM SUAS ÚLTIMAS PINTURAS REDUZIU SUA CONCEPÇÃO DE MUNDO À RELAÇÃO DINÂMICA ENTRE A VERTICAL COMO A DIMENSÃO DE ASPIRAÇÃO E A HORIZONTAL COMO A BASE ESTÁVEL.